Seleção Bolsa PIBE 2022 [PRORROGADO]

01/02/2022 16:52

A Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Mobilidade Social (COEMA) da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) abre inscrições para estudantes de graduação da UFSC, com matrícula regular, da área de Comunicação.

A COEMA é uma nova coordenadoria na Secretaria de Ações Afirmativas. Sua função está relacionada com o fortalecimento das ações de enfrentamento às desigualdades étnico-raciais e sociais de estudantes de graduação e pós-graduação na UFSC. A bolsa tem por objetivo abrir estágio para estudante de cursos da área da comunicação para atividades junto à coordenadoria. A vaga é destinada exclusivamente para estudantes que recebem Auxílio Estudantil, ou que passaram por validação de renda ou que fazem parte do grupo racial negro, indígena ou quilombola negros(as), indígenas ou quilombolas.

Inscrições

Para participar da seleção, é preciso enviar uma “Carta de Apresentação” e uma proposta de arte gráfica para divulgação de um evento sobre o Mês da Consciência Negra.

Os dois arquivos devem ser encaminhados para o e-mail: coema.saad@ufsc.br até dia 07 de fevereiro [até dia 09/02/2022!]

Os candidatos selecionados nesta primeira etapa passarão por entrevista coletiva no dia 8 de fevereiro às 14 horas, e serão comunicados via e-mail.

O resultado será divulgado até o dia 10 de fevereiro, no site www.coema.saad.ufsc.br.

Na “carta apresentação” o estudante deve apresentar-se, falar da sua trajetória acadêmica com relação as políticas de ações afirmativas, seu objetivo em realizar o estágio na COEMA e sobre a importância das Ações Afirmativas entre outras informações que avaliar pertinente para a vaga.

Serão atribuições do(a) bolsista:

-produzir materiais gráficos com foco nas ações afirmativas e relações étnico raciais;

-participar de ações e estudos de enfrentamento ao racismo institucional;

-colaborar com processos de comunicação das comissões de validação;

-criar estratégias de comunicação digital com estudantes, lideranças e movimentos sociais.

São necessários à/ao bolsista:

-ser estudante regularmente matriculado em cursos de graduação da UFSC;

-não ter FI no semestre anterior e possuir IAA igual ou superior a 6;

-ser estudante de cursos de Design, Jornalismo, Tecnologias de Informação e Comunicação;

-ter 20h semanais disponíveis para o estágio;

-receber auxílio estudantil ou ter passado por validação de renda ou fazer parte do grupo racial negro, indígena ou quilombola;

-ter interesse no tema das ações afirmativas e relações étnico raciais;

-ter habilidades com produção de comunicação digital gráfica e escrita.

Sobre a bolsa:

Remuneração mensal: R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos).

Vigência:  31/01/2022 a 25/03/2022;

A bolsa poderá ser renovada, conforme as disponibilidades orçamentárias;

Carga horária: 20h semanais, de forma remota.

Para demais dúvidas, entrar em contato com: coema.saad@ufsc.br.