Grupo de acolhimento a estudantes negres da UFSC lança sua 2ª edição

15/09/2022 18:44

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Escuta Preta – grupo de acolhimento, escuta e reflexão organizado em uma parceria entre o departamento de Psicologia e a Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário. Neste semestre, o projeto oferecerá dois grupos, em dias e horários diferentes, com cada um recebendo até 15 participantes em 08 encontros semanais.

SERVIÇO

• Grupo 1: encontros às terças-feiras, das 19h às 20h30, de 4 de outubro a 29 de novembro
  • Grupo 2: encontros às quintas-feiras, das 16h às 17h30, de 6 de outubro a 1 de dezembro

Podem participar das atividades estudantes negros e negras de qualquer curso da graduação ou pós-graduação da UFSC, do campus Florianópolis, com exceção do curso de Psicologia. Não será permitida a entrada de novos participantes no decorrer dos encontros. Se o número de pessoas inscritas exceder o número de vagas, o critério de seleção será por ordem de inscrição. As pessoas inscritas não selecionadas ficarão numa lista de espera e poderão ser chamadas para grupos futuros.

A atividade considera o racismo institucional como um fator determinante das desigualdades e violação de direitos vividas pelos negros e negras no Brasil, o que produz humilhação social e sofrimento psíquico, além de justificativas naturalizantes das injustiças sociais. Por isso, a proposta é promover um grupo de escuta e acolhimento em relação aos efeitos psicossociais do racismo.

O Escuta Preta é coordenado por uma psicóloga e quatro estagiárias de psicologia, sob supervisão acadêmica da professora Lia Vainer Schucman do departamento de Psicologia da UFSC, em parceria com a supervisão local da psicóloga Iclícia Viana, da Coordenadoria de Relações Étnico Raciais (COEMA).