Racismo é crime e não será tolerado!

28/09/2022 18:46

A Pró Reitoria de Ações Afirmativas (PROAFE) vem a público repudiar veemente a situação de racismo ocorrida no dia de hoje, 28 de setembro de 2022, nas dependências do Centro de Educação da UFSC contra uma estudante quilombola e reafirmar seu compromisso com o enfrentamento institucional do racismo na universidade.

Racismo é crime inafiançável e está previsto na Lei 7716/1989, conhecida como Lei do Racismo. A lei prevê vários tipos de crimes de racismo, indicando que a pena pode ir de 1 a 5 anos de reclusão mais multa, dependendo da prática.  Quando ocorre dentro da instituição é preciso uma política ampla que envolva acolhimento a vítimas, punição aos agressores e ações educativas de promoção e prevenção.

A UFSC está construindo sua Política Institucional de Enfrentamento ao Racismo com previsão de encaminhamento ao Conselho Universitário ainda em 2022 e conta com o apoio da comunidade universitária para sua efetivação. A PROAFE reafirma o compromisso de seguir combatendo o racismo na universidade e acolhendo as vítimas.

Racismo é crime e não será tolerado!